CONTRA O FEMINICÍDIO
Sobradinho faz feiras para mulheres da Saída Norte
Mulheres de Sobradinho visitam a Feira da Arte e Direitos Humanos (Foto: Priscila do Carmo)
As Mulheres de Sobradinho e Saída Norte poderão participar, no domingo, 3 de julho, da terceira edição da Feira da Arte e Direitos Humanos, a partir das 14h, na Praça das Artes Teodoro Freire, que fica na Quadra 8 da cidade serrana.
O evento, promovido pela Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade, pela Associação de Mulheres de Sobradinho II e pelo Centro de Reintegração Mar Vermelho, é voltado para defesa e empoderamento das mulheres, que recebem instruções e apoio para se defenderem da violência doméstica e do feminicídio, que tem feito muitas vítimas em Sobradinho e região.
Além de palestras e instruções contra a violência e feminicídio, as mulheres e o público que comparecerem à praça poderão apreciar exposições de artes plásticas de Toninho e Souza e Amália Carneiro; oficina com a artesã Suzi Fulô; mostra de artesanato de diversas origens; oficinas e demonstrações de capoeira com Mestre Bilu; peça teatral, com os artistas Renata Cardoso e Marcelo Luchessi; oficinas de dança, com Yago Bairão; oficina de DJ, com Bian Carlo; e outras atividades lúdicas.
Os shows ficarão por conta das cantoras Celia Rabelo e Amélia Pinheiro, além da participação especial do seresteiro Carlos Ramos.
Nas feiras anteriores, as palestras da assistente social Ivonete Ribeiro dos Santos, presidente da Associação de Mulheres de Sobradinho II; da coordenadora do coletivo Ui, Mulherão! Érica Santos; e da delegada Jane Klébia atraíram grande número de mulheres. Assim como os shows das cantoras Vanessa Porto e Dani Machado, que agitaram a praça da alimentação.
A Feira foi realizada, também, em Sobradinho II, no Dia 8 de Março, onde a Associação das Mulheres apresentou os resultados do Projeto de Valorização da Mulher e Combate ao Machismo, prestigiada pelo presidente da Câmara Legislativa do DF, Rafael Prudente (MDB); pelo do diretor-geral do Dentran-DF, Zélio Maia da Rocha; e pelo pastor Darley César, dirigente do Centro de Reabilitação Mar Vermelho; que se posicionaram sobre o crescimento do feminicídio; a situação das mulheres da periferia do DF e sobre as ações (ou falta delas) do GDF em defesa das mulheres.
A edição do próximo 3 de julho terá como atrações principais a palestra da advogada Gláucia de Oliveira Barbosa Souto sobre aplicação da lei de violência doméstica e suas diretrizes para os grupos vulneráveis e intolerância contra as mulheres.
As cantoras Dani Machado (C) e Vanessa Porto já se apresentaram na Feira da Arte e Direitos Humanos
A Feira da Arte e Direitos Humanos, em Sobradinho, contará com mais quatro edições, no mesmo local. A próxima será realizada no primeiro domingo de agosto.
Comentários