ARTE NA PRAÇA VII
DJ mirim é atração do Dia das Crianças.
Mas tem show para gente grande também com Simão Santos e dança com Karol Thayná
Sobradinho vai contar com uma atração especial, neste sábado --12 de outubro, Dia das Crianças. A DJ mirim Rafaela Rammos será a principal atração da atual temporada do Projeto ARTE NA PRAÇA, que já vem ocorrendo há oito semanas, na Praça das Artes Teodoro Freire, no centro da Cidade, a partir das 19 horas.
Rafaela tem apenas 9 anos, mas já acumula muita experiência na arte de fazer as crianças (e adultos) dançarem. Ela aprendeu o ofício com seu pai, o produtor cultural e também DJ Hool Ramos, e já fez dezenas de apresentações em Brasília e até em São Paulo.
A desenvoltura e habilidade de Rafaela Rammos na operação dos toca-discos já lhe valeram o convite do pentacampeão mundial de DJs, Eric Jay, para abrir a maior batalha de DJs do mundo, o Disco Mix Brasil - DMC Brasil 2023, na capital paulista.
Além dos títulos mundiais, Eric Jay é apresentador do programa Manos e Minas, da TV Cultura, desde 2008; curador do DMC World América do Sul e tem grande admiração pela pequena Rafaela, que foi a primeira criança e a primeira DJ de Brasília a se apresentar num campeonato deste nível no Brasil.
Rafinha Ramos começou a carreira, em 2020, apresentando, no You Tube e no Facebook, o programa Quarentena Music Beats, durante a pandemia de covid e foi atração de vários eventos, inclusive do Natal Solidário, no Salão Negro da Câmara dos Deputados, em dezembro de 2023.
Em março deste ano, participou do DJ Tânia Convida Elas, com objetivo de arrecadar material de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social e discotecou também no Baile Charme da Torre, em homenagem ao mês das mulheres.
GUITARRA E DANÇA DO VENTRE
O guitarrista e cantor Simão Santos será outra atração do ARTE NA PRAÇA. Ele é um dos mais requisitados do País para arranjos e acompanhamentos. Nasceu em família de músicos e domina o instrumento, desde a adolescência, animando bailes, na região de Picos-PI.
Transferiu-se para Brasília, em 1990, onde consagrou sua fama de se adaptar ao repertório de estrelas em evidência, para acompanhá-las em shows, algo que já fazia com mestria no Nordeste.
Lá e aqui, Simão acompanhou grandes nomes da música brasileira, como Daniela Mercury, Odair José, Belchior e até a atual ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“Eles enviavam as fitas com o repertório dos shows e eu ensaiava com minha banda. No final, dava tudo certo”, explica o músico.
Seu show será eclético, com MPB; pop; rock; forró; xote e músicas instrumentais, para ele mostrar suas habilidades na guitarra. “Trago comigo Pierre Simões, nos teclados; o lendário Zambinha, no contrabaixo; e Don Manga, na bateria,” explica o guitarrista.
Outra atração da noite do próximo sábado será Karol Thayná, considerada uma das melhores dançarinas de dança do ventre do Brasil; vencedora do concurso Mercado Persa 2018, em São Paulo; e diretora do Espaço Cultural KT, na Quadra 8 de Sobradinho.
O evento conta ainda com miniparque infantil; praça de alimentação; barracas que servem água, refrigerantes, sanduíches, caldos, churrasquinho, peixe e comidas diversas; a preços convidativos. Outra opção é visitar a feira de artesanato, produtos manuais e utensílios domésticos.
SIMÃO SANTOS EM NOVA IORQUE
Simão Santos chegou recentemente dos EUA, onde visitou sua filha - a cantora Lairce Dias, que anda fazendo sucesso por lá, mais precisamente em Nova Iorque, onde se apresenta no restaurante brasileiro Beija-Flor, no bairro Astoria e em outro espaço no Brooklyn.
Lairce (Instagram: @lairce.dias) é formada em artes cênicas e mora em Nova Iorque há quase três anos, onde amplia seus conhecimentos no Stella Adler Studio of Acting, aprimora seu canto vocal em conservatório e canta muito, no tempo que lhe sobra.
Simão, que foi aplaudir os shows da filha, acabou sendo convidado ao palco e, diante da recepção calorosa que recebeu, ao interpretar canções de Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano e Marina Lima, foi convidado para se apresentar semanalmente nas duas casas.
“Foi muito bacana, fui bem recebido por todos os presentes e muito aplaudido, também. Não esperava convite nenhum, mas acabei recebendo logo dois,” revela o querido guitarrista sobradinhense.
Simão explica que os “gringos” empolgaram-se ao ouvir os sambas e as interpretações que ele fez de pop rock, jazz e blues. “Toquei guitarra e violão fornecidos pelo pessoal da banda, que foi bastante receptivo.”
O músico brasileiro reafirma que as pessoas de lá gostam muito da nossa música, principalmente da MPB, da bossa nova e do samba. “Os músicos americanos, com quem toquei, admiram a riqueza harmônica da MPB e ficam fascinados quando tocam nossa música,” conta Simão.
Os músicos de lá, como não poderia deixar de ser, pediram que ele tocasse várias músicas brasileiras, como Garota de Ipanema, Corcovado, Wave, O Barquinho, Samba do Avião e outras.
“O que permite que os músicos brasileiros que moram lá consigam sobreviver razoavelmente de música,” finaliza Simão.
Mas, agora, Simão Santos (@simao.santos.5201) está novamente em Sobradinho e vai fazer bonito na Praça das Artes, com um repertório bem variado. “Quero fazer MPB, pop rock, chorinho... e lembrar a época dos trios elétricos, quando a guitarra se destacava”. Beleza!
Comments